sábado, 16 de novembro de 2013

Tudo sobre o feriadão: Proclamação da República

                                                                    Olá pessoal!

Curtindo o feriadão? Eu também! Mas vocês já pensaram: porque hoje é feriado?
Eu sei, mas você sabe? Não? Eu sei porque minha professora Josânia me ensinou.
Ela nos falou tudo e a gente copiou.
É assim:
*********************************************************************************

PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA:

O Império brasileiro durou 67 anos. Foi um longo período durante o qual ocorreram muitos problemas. O poder ficava concentrado nas mãos do Imperador e isso causava muito descontentamente. Com o passar do tempo, ele foi perdendo o apoio de que necessitava para governar.
Uma das principais causas que apressaram o fim da monarquia no Brasil foi a abolição da escravatura. Muitos fazendeiros não se conformavam em perder a mão-de-obra gratuita e ajuram a derrubar D. Pedro II  do trono brasileiro.
Em 15 de novembro de 1889, na cidade do Rio de Janeiro, foi  proclamada a REPÚBLICA DO BRASIL.
O grande líder do movimento republicano foi o Marechal Deodoro da Fonseca, que se tornou o primeiro presidente da história do Brasil.
A partir da proclamação da República, o Brasil passou a ser dividido em Estados. O Rio Grande do Sul, portanto, deixou de ser uma província para tornar-se um dos estados do RS.
Quem governa um Estado é o governador. Nosso estado é um dos mais importantes do Brasil e teve grandes governadores ao longo da sua história.


*********************************************************************************

Entenderam agora?
Que bom! Agora você pode explicar o que você entendeu para seus pais ou para seus irmãos ou primos mais novos, e eles vão entender! É só explicar com calma, eles vão entender!
Um beijo!
Tchau!